RSS

Barack Obama

03 nov

Será ele o primeiro negro a se tornar presidente dos EUA?

Barack Obama –negro e filho de muçulmano e de sobrenome Hussein– já foi classificado como “a grande esperança dos brancos” pela imprensa americana, ao incorporar o sonho de reconciliação e ao se colocar acima das divisões raciais do país.

E nos últimos meses seu nome ganhou destaque na imprensa mundial, e porque não dizer entre os povos das diferentes nações. Obama, pode se tornar a partir de hoje, o primeiro presidente negro na história dos EUA.

E o mais interessante, é lembrar que na ficção, os EUA já tiveram outros presidentes negros. Lembro que quando comecei a assitir a série 24 horas, nós temos um senador, negro, candidato a presidência da maior potência mundial, David Palmer.

Em diversas conversas disse que a série já preparava os americanos para em breve terem o primeiro negro como chefe máximo daquela nação. Muitos riram de mim, afinal de contas, sou meio Fox Mulder (X-Files). Sou um daqueles crédulos por conspirações – no devido limite -, e sim, defendi minha tese, que hoje se confirma. E mais interessante, para aqueles que seguem a série, sabem que David Palmer ganha as eleições, tornando-se o primeiro Presidente negro dos EUA.

Mas não tivemos apenas David Palmer a ser o líder dos EUA. Antes dele, apareceu Morgan Freeman, no filme Impacto Profundo de 1998 como presidente. E não podemos esquecer de Chris Rock que dirigiu e protagonizou “Um Pobretão na Casa Branca” (2003), comédia que ironizava as conseqüências de um presidente negro à frente dos EUA criando um clima de terror entre a população branca.

Mesmo assim, nenhum destes três foram inovadores. O “primeiro presidente negro” de Hollywood foi interpretado por Sammy Davis Jr., então com 7 anos, em “Rufus Jones for President” (1933), um curta musical no qual um menino é eleito para ocupar a Casa Branca. Depois de 40 anos, James Earl Jones, a voz por trás de Darth Vader, tomou posse da Casa Branca no filme “O Presidente Negro” (1972), considerado o primeiro longa a retratar de forma séria um presidente negro. No pôster promocional do filme, o personagem de Jones aparece tomando posse cercado por políticos brancos. O slogan publicitário diz: “Primeiro fizeram-no jurar. Depois juraram ir atrás dele”.

E não só de comédias, ou dramas, tivemos presidentes negros. Na ficção de Luc Besson, com Bruce Willis e Mila Jovovich (Resident Evil), o ex-lutador de luta livre, Tommy ‘Tiny’ Lister Jr., deu vida a um presidente negro em “O Quinto Elemento” (1997).

Poderíamos lembrar ainda de outros atores que quase chegaram lá, como Eddy Murphy em “Um Distinto Cavalheiro” (1992), e tantos outros.

Mas o que todos estes presidentes tem em comum com o talvez futuro presidente Obama? Talvez nada, talvez tudo. O que importa é que na vida real, Obama já faz história, assim como fez o inglês Lewis Hamilton, tornando-se o primeiro negro a vencer e ser campeão da Fórmula 1.

E mesmo evitando comparações com Martin Luther King e sua luta pela igualdade racial, o senador Obama ganhou o apoio em massa do eleitorado afroamericano, que parece estar disposto a vencer a tradição histórica e comparecer em peso na votação desta terça-feira.

Jimmy Harold, afroamericano do Mississipi, nunca achou que viveria para ver cartazes de um candidato negro à Presidência, especialmente para alguém como ele, que em sua juventude não podia entrar nos restaurantes e precisava se sentar no fundo do ônibus. “Nunca imaginava ver um afro-americano chegar tão longe”, disse Harold, um dos ativistas que põe voz à corrente de otimismo e orgulho suscitada entre a população negra.

Os números falam por si só. As pesquisas revelam que Obama conta com um apoio ferrenho entre a comunidade negra, formada por cerca de 37 milhões de pessoas no país, 12% da população.

Agora, se ele irá vencer ou não, se será um bom ou péssimo presidente, apenas o tempo dirá. Mas que Obama já fez história, isto ele já fez.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em novembro 3, 2008 em Curiosidades

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: