RSS

ATENÇÃO: Cancelamento do uso do blog

27 maio

Bem turma! Foi bom enquanto durou. Infelizmente, peço desculpas por ter perdido meu tempo e o de vocês com esta ferramenta para tentar melhorar as aulas e o dinamismo. Como alguns alunos reclamaram sobre esta utilização assim como dos vídeos – que são totalmente fora do contexto das aulas e não representam melhorias -, seguiremos somente com as aulas normais. Sou um profissional contratado e não vou ficar tomando advertências verbais por causa de um ou dois alunos que reclamam. Como sempre teremos um ou dois que reclamam e mandam mais do que o restante, só me resta acatar a estes. O provérbio “o bem da maioria sobrepõe a da minoria, ou a apenas a de um” não é válido. Pensei que poderia melhorar o lado profissional e humano de cada um, mas isto é errado. O correto é seguir somente com as aulas e pronto. Os alunos que quiserem algo a mais sobre profissões e novas tecnologias, modo de trabalho e outras informações adicionais, por favor, continuem por si. Aproveitando. Como das outras vezes também tive reclamações de alguns alunos sobre levarem vocês a locais como Estação Ciência ou Palestras para tentar melhorar o conhecimento e trazer o aluno para mais próximo da escola, o passeio que estávamos marcando para o Museu do Computador está CANCELADO. Caso algum aluno deseje ir, procure no site. As outras dicas de passeios para TI e Hardware, também estão CANCELADAS. Novamente, o aluno que quiser mais informações, busque-as.

Abaixo deixo um texto sobre a “inutilidade” desta ferramenta de trabalho chamado blog.

Ah, e por favor, o trabalho deve ser entregue impresso sobre Dinheiro vs Dinheiro de Papel. Não será mais aceito nenhum trabalho via e-mail, pen-drive ou qualquer outro tipo de mídia. Somente IMPRESSO.

Sete motivos para um professor criar um blog

A intenção é trazer para cá algumas das idéias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual

(Blog de Nelson Vasconcelos)

Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.

Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje. No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.

Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.

1-     É divertido

É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários. 

2-     Aproxima professor e alunos

Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.

3-     Permite refletir sobre suas colocações

O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.

4-     Liga o professor ao mundo

Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço.  Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.

5- Amplia a aula

Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.

6-     Permite trocar experiências com colegas

Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)

7-     Torna o trabalho visível

Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em maio 27, 2010 em Aulas

 

3 Respostas para “ATENÇÃO: Cancelamento do uso do blog

  1. rafaelacandido

    maio 27, 2010 at 6:21 PM

    Nossa eu fique indignada com isso, é um absordo, não acredito.
    De todos os anos que eu estudei nunca tinha tido uma experiência fantástica como essa, a onde eu posso expressar idéias, refletir sobre as idéas de outras pessoas.
    Tudo fica melhor com esse blog, onde eu então pouco tempo aprendi tantas coisas importante não só na aréa de TI mais em tudo.
    No blog envolvi tudo desde inglês, informática, informação, aprendizado e comunicação.
    Um absordo também cancelar os passeios EDUCATIVOS E CULTURAIS, a onde os alunos vão para aprender, e não para bagunçar.
    Tudo bem quem não gostou azar dessas pessoas, que não sabem o que é se atualizar e aprender de um modo interativo, o jeito gosto de aprender com inovações, afinal TI é isso inovações.
    O BLOG FOI A MELHOR COISA QUE UM PROFESSOR FEZ PELOS ALUNOS QUE EU JÁ VI!
    E OS PASSEIOS EDUCATIVOS E CULTURAIS TER QUE SEREM FEITOS SIM E COM FREQUENCIA SEMPRE!

    ESSE BLOG NÃO PODE SER FECHADO E OS PASSEIOS NÃO PODEM SEREM CANCELADOS!
    ISSO É UM GRANDE ABSORD!

    E que esses alunos sem noção, que não façam nada azar o deles só quem vai sair perdendo são eles.

    Quem quizer assim como eu façam e quem não quizer não faça, cada um faz o que quizer isso não deve interferir a ninguém.

    PROFESSOR ALAN EU ESTOU TOTALMENTE AO SEU LADO TANTO COMO BLOG QUANTO AOS PASSEIOS, TE DOU A MAIOR FORÇA.

    OBRIGADA ALAN VOCÊ É UM ÓTIMO PROFESSOR!

    ASS: RAFAELA CANDIDO

     
  2. jrockproject

    maio 28, 2010 at 11:48 AM

    Pura palhaçada isso ai, aqueles que reclamaram deveriam assumir suas culpas, para assim sabermos que eles não gostão do rumo das aulas, assim para eles a aula seria tomada de um jeito e para aqueles que gostão e apoiam as medidas do professor continuaria, e isso apesar de maluco da certo era assim que eu fazia aula de japonês, tinha varias pessoas na turma de niveis de conhecimentos diferente e a professora cuidava de todos e passava a aula de acordo com o nivel do aluno, por causa desta atitude egoista deste dois individuos todas as turmas de T.I foram prejudicadas, eles não pensaram nas pessoas que não tem muito conhecimento sobre tecnologia e que as atitudes do professor são 100% ótimas, praticas e rapidas para o interagimento com o que estamos aprendendo.

    E digo o mesmo das palavras de nossa amiga acima

    ASS: Marcus Vinicius Fernandes de Menzes
    Turma TQ18310001

     
  3. jrockproject

    maio 28, 2010 at 11:50 AM

    Pura palhaçada isso ai, aqueles que reclamaram deveriam assumir suas culpas, para assim sabermos que eles não gostam do rumo das aulas, assim para eles a aula seria tomada de um jeito e para aqueles que gostam e apóiam as medidas do professor continuaria, e isso apesar de maluco da certo era assim que eu fazia aula de japonês, tinha varias pessoas na turma de níveis de conhecimentos diferente e a professora cuidava de todos e passava à aula de acordo com o nível do aluno, por causa desta atitude egoísta destes dois indivíduos todas as turmas de T.I foram prejudicadas, eles não pensaram nas pessoas que não tem muito conhecimento sobre tecnologia e que as atitudes do professor são 100% ótimas, praticas e rápidas para que possamos interagir com o que estamos aprendendo.

    E digo o mesmo das palavras de nossa amiga acima

    ASS: Marcus Vinicius Fernandes de Menezes
    Turma TQ18310001

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: