RSS

Baixinha, gorducha e dentuça

11 ago

Espaço Cultural Citi inaugura a exposição Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro, sobre a trajetória do desenho mais famoso de Maurício de Sousa

 

A primeira tirinha da Mônica, publicada por Mauricio de Sousa nos anos 60 no jornal Folha da Manhã

O Espaço Cultural Citi inaugura nesta segunda-feira (dia 9) a mostra inédita Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro, que traça o percurso de sucesso da obra do desenhista Mauricio de Sousa, desde os esboços de sua principal personagem até sua repercussão internacional.

Com diversas facetas, a mostra, com curadoria de Jacob Klintowitz, aborda desde a parte histórica – com a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho e as primeiras tiras e revistas – até a difusão internacional da Turma da Mônica, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha, entre outros países.

Edição de colecionador: A revista Mônica N° 1, lançada em 1970

Também estarão expostos prêmios importantes recebidos por Mauricio, como o Yellow Kid, o Oscar das histórias em quadrinhos. A importância do desenhista é evidenciada ainda pelos grandes colegas, do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para Will Eisner, de The Spirit, os italianos Milo Manara e Hugo Pratt, Yuko Yamaguchi – de Hello Kitty – e Joe Kubert, da DC Comics.

Além da exposição de quadrinhos, serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma dublados em vários idiomas. E ainda nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica.

A edição chinesa do gibi da Turma da Mônica: Em todo o mundo, mais de um bilhão de gibis já foram publicados

O pai da Mônica
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali e tantos outros. Em 1970, lançou a Revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007.

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Mais de cem empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas.

Desenho da Mônica com o prêmio Yellow Kid, considerado o oscar das histórias em quadrinhos

Em 2007, num feito inédito, o Unicef – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Nesta ocasião, Mauricio foi nomeado Escritor para Crianças do Unicef. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica.

Seu recente lançamento, Turma da Mônica Jovem, em 2008, é considerado o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares.

Fotos: Divulgação/Mauricio de Sousa

Gibi da Turma da Mônica Jovem, Tikara e Keika, criados em homenagem aos cem anos da imigração japonesa, Bidu, o primeiro personagem, Luca, que tem deficiência física, e Dorinha, deficiente visual

 

SERVIÇO

  • Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro
    Espaço Cultural Citi
    Av. Paulista, 1111, Térreo, tel. 4009-3000
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
    Grátis.
    Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1.146.
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 11, 2010 em Curiosidades, Dicas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: